indústria 4.0
programa
09:30
inauguração do centro empresarial do europarque

O novo Centro Empresarial do Europarque irá acolher "startups" e entidades ligadas à promoção da competitividade empresarial, nomeadamente um polo da Câmara de Comércio Luso Alemã, a Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão (ANIPC) e um polo da Cabo Verde Global Business. Este projeto integra ainda o "Hubparque", coordenado pela AETICE (Associação das Empresas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica).

09:45
sessão de abertura
emídio sousa
presidente da câmara municipal de santa maria da feira

Emídio Sousa é Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, desde 2013, e Presidente da Área Metropolitana do Porto, desde o início do ano. Enquanto Secretário-Geral da Empresa “Águas de Gaia, EM” (2001/2005), foi responsável pela gestão da orla marítima de Vila Nova de Gaia e candidatura das respetivas praias ao galardão da Bandeira Azul da Europa, assim como pelo projeto de limpeza, requalificação e reabilitação das ribeiras e linhas de água do Município de Vila Nova de Gaia. É licenciado em Administração Autárquica pela Universidade Portucalense e possui um “Master in Public Administration” pela Universidade Católica Portuguesa.

10:00
paulo neves
ceo da pt
10:15
conferência – 1º painel
4ª revolução industrial – quais os instrumentos de financiamento?
josé manuel fernandes
deputado europeu

Deputado ao Parlamento Europeu desde 2009. Foi relator e negociador do Parlamento Europeu no Orçamento da União Europeia para 2016 e relator pela Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, também conhecido como "Plano Juncker". É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho.

fernando freire de sousa
presidente da ccdrn

Fernando Freire de Sousa, perito e consultor macrossetorial, europeu, de internacionalização e gestão internacional, ocupou diversos cargos académicos e profissionais, no ensino universitário e na gestão empresarial, tendo sido Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização, entre 1996 e 1997. É doutorado em Relações Económicas Internacionais pela Universidade do Porto e doutorado em Ciências Económicas pela Universidade de Paris I – Sorbonne.

nuno alves
diretor geral do millenium bcp

Diretor-geral do Millennium BCP e diretor coordenador das áreas de Empresas e Corporate da região norte. Foi ‘Head of Retail’ no Millennium na Polónia e administrador na Roménia. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

miguel botelho
concelho de administração da ani

Miguel Botelho Barbosa integra o Conselho de Administração da ANI - Agência Nacional de Inovação desde 2014. Foi diretor executivo da Associação Fraunhofer Portugal Research. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e possui um MBA em Gestão de Empresas pela Porto Business School.

josé figueiredo
ceo da ifd

Presidente da Comissão Executiva da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), reconhecida como banco de fomento. É um dos Fundadores da REGAR – Rede Ibero-americana de Instituições de Garantia. É também Presidente do Conselho de Administração da Agrogarante – Sociedade de Garantia Mútua para a agricultura e setor agro-industrial, pecuária, pesca e floresta. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

aetice
11:30
1as jornadas de tecnologias de informação aetice
aetice

A webização dos negócios, a segurança na Internet, o marketing digital, a Internet das Coisas (IOT) e as mudanças disruptivas nas empresas, visando a melhoria da competitividade, serão as principais temáticas em análise.

9 junho | 11:30-13:00 e 14:30-18:00 | website
pedro montez
primavera bss

Pedro Montez, contabilista certificado, é licenciado e pós-graduado em Fiscalidade pelo IPCA. É consultor na área fiscal e docente em Instituições de Ensino Superior.

abel aguiar
portugal telecom

Abel Aguiar, Diretor de Produto e Pré-Venda Empresarial da Portugal Telecom, é responsável pelo desenvolvimento e gestão do portfolio de produtos e serviços empresariais, incluindo, Comunicações, Tecnologias de Informação e ‘cloud’, Segurança, Sistemas de Informação, ‘Internet of Things’ e ‘Business Process Outsourcing’. Foi consultor na A.T. Kearney e Ernst&Young durante 8 anos, é formado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e possui um MBA pela Universidade Nova.

vasco marques
web2business

Vasco Marques é consultor em Marketing Digital, CEO da WeB2Business e autor dos livros Marketing Digital 360, Vídeo Marketing e Redes Sociais 360.

hernâni andrés
primavera bss

Hernâni Andrés é licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Porto Business School.
Detém a certificação de Internacional Certified Coach pela ICC – International Coaching Community e Practitioner em PNL, pelo InPNL- Instituto Internacional de Programação Neurolinguística. Atualmente é "Digital Transformation Programme Manager" na Primavera BSS, tendo como missão promover a adoção à transformação digital e ao desenvolvimento dos negócios nesta área junto de todo o ecossistema Primavera.

11:30
conferência – 2º painel
4ª revolução industrial – o que muda?
fátima campos ferreira
moderadora
jornalista

Jornalista da RTP desde 1987. É licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e em Jornalismo, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. É docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

antónio rios amorim
presidente da corticeira amorim

António Amorim foi Administrador Executivo da Amorim Hotéis, Responsável Operacional da Amorim Imobiliária e Diretor Geral da Unidade de Negócios Rolhas. Em 2001, tornou-se Presidente e CEO da Corticeira Amorim, tendo desenvolvido um importante programa de Investigação e Desenvolvimento, apostando na integração vertical das operações, desde a matéria-prima até ao produto final. É diplomado em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), tendo posteriormente concluído os seus estudos de pós-graduação em Gestão de Empresas no INSEAD (França), na Universidade de Columbia (Estados Unidos) e na Universidade de Stanford (Estados Unidos), assim como em Enologia na Universidade de Bordéus (França).

alcino lavrador
diretor geral da altice labs

Alcino Lavrador, General Manager da Altice Labs, ocupou várias funções de gestão na Portugal Telecom (PT) e liderou importantes projetos de suporte à internacionalização da PT e da PT Inovação em África e no Brasil. Foi CEO da PT Inovação entre 2008 e 2015. É licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

joão maia
diretor geral da apiccaps

João Maia é ainda Administrador do Centro Tecnológico do Calçado e Diretor da Confederação Europeia do Calçado. Entre 2005 e 2006 foi ‘controler’ financeiro da Amorim Energia BV e participou na equipa do programa Dínamo – Dinamização dos Sectores Têxtil Vestuário e Calçado, entre 2003 e 2004. Foi membro da “Fep Júnior Consulting” (Empresa Júnior da Faculdade de Economia) entre Novembro de 1998 e 2001. É licenciado em Gestão e Mestre em Economia (Especialização em Economia Industrial) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

michael berz
comissão europeia

Responsável da Comissão Europeia para a política de Transformação Digital, Indústria, Empreendedorismo e PME. Diretor do portal ‘Digital Transformation Monitor’, um programa europeu para a competitividade das PME que disponibiliza um vasto leque de informação sobre a temática da transformação digital no espaço europeu. Dados estatísticos sobre o setor, informação sobre iniciativas de apoio ao digital, relatórios sobre oportunidades industriais e tecnológica, são alguns dos temas que podem ser consultados.

12:30
assinatura de protocolo pt
paulo neves
ceo da pt

Paulo Neves exerceu o cargo de Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e desempenhou funções nas áreas de Regulação e Business Development, Planeamento Operacional, Marketing e Negócios Internet, na ONI. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e tem uma pós-graduação em Gestão de Empresas de Telecomunicações pelo Instituto Superior de Transportes/Instituto de Empresa de Madrid.

alexandre fonseca
responsável executivo da altice labs

Foi CEO da ONI Moçambique  (2013-2015) e da ONI (2013-2015). É licenciado em Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e diplomado em "Sales&Marketing Management" pelo TeamView Institute.

12:45
encerramento da conferência
emídio sousa
presidente da câmara municipal de santa maria da feira

Emídio Sousa é Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, desde 2013, e Presidente da Área Metropolitana do Porto, desde o início do ano. Enquanto Secretário-Geral da Empresa “Águas de Gaia, EM” (2001/2005), foi responsável pela gestão da orla marítima de Vila Nova de Gaia e candidatura das respetivas praias ao galardão da Bandeira Azul da Europa, assim como pelo projeto de limpeza, requalificação e reabilitação das ribeiras e linhas de água do Município de Vila Nova de Gaia. É licenciado em Administração Autárquica pela Universidade Portucalense e possui um “Master in Public Administration” pela Universidade Católica Portuguesa.

joão vasconcelos
secretário de estado da indústria

João Vasconcelos foi Diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, entre 2011 e 2015, responsável pelo LIDE Empreendedorismo e mentor de vários programas de aceleração empresarial, como o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp. Foi Adjunto e Assessor do Gabinete do Primeiro-Ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011, e administrador de várias empresas familiares nos sectores do Turismo e Serviços.

ulisses correia e silva
primeiro-ministro de cabo verde

Primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016. Foi Secretário de Estado das Finanças (1995-1998) e ministro das Finanças (1999-2000). É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

apcor
14:30
Propriedades e usos da cortiça: o papel da investigação
apcor

A aposta em novas aplicações de e com cortiça resulta de uma estratégia conjunta do setor com o sistema científico e tecnológico. A investigação tem desafiado o uso das propriedades da cortiça, enquanto solução natural e amiga do ambiente, em inúmeras aplicações e no uso diário dos consumidores.

9 junho | 14:30-18:00 | website
sara dias oliveira
moderadora
notícias magazine

Jornalista da revista “Notícias Magazine”, foi jornalista do “Público” e diretora de um semanário regional. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior e tem uma pós-graduação e mestrado em “Comunicação da Ciência” pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

joão rui ferreira
apcor

Presidente da APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça desde 2012 e secretário-geral da CELiège – Confederação Europeia da Cortiça desde 2009. É licenciado em Engenharia Química, tendo-se especializado, posteriormente, em extração com fluídos supercríticos na Universidade Técnica da Dinamarca. É pós-graduado em Métodos Quantitativos de Gestão pela Porto Business School e, recentemente, especializou-se em Política Europeia e ‘lobby’ no European Training Institute, em Bruxelas.

albertino oliveira
sedacor – grupo jps

Diretor Comercial e de Marketing da Sedacor/Grupo JPS, professor no ensino superior e consultor. A sua experiência profissional passa pelas áreas da Gestão e Marketing, em setores como a Cortiça,  Madeira, Alimentar e Entretenimento. É mestre em Gestão de Empresas, com uma especialização em Marketing.

alzira quintanilha
ctcor

Diretora Geral do CTCOR – Centro Tecnológico da Cortiça foi chefe de laboratório na Sonae Indústria e Diretora de Desenvolvimento e Qualidade no grupo Amorim. É licenciada em Engenharia Química.

carlos duarte
amorim cork composites

Diretor Executivo da Amorim Cork Composites, sendo responsável pela equipa de gestão global de Segmentos e desenvolvimento de negócio. Possui formação na área da Engenharia Informática e uma ampla experiência em comércio internacional.

paulo rocha
granorte

Responsável pela área de Investigação Desenvolvimento e Inovação da Granorte. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e formação complementar em Gestão da Qualidade e Gestão pelo Valor.

ricardo sousa
universidade de aveiro

Investigador e professor no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. Desde 2013 tem vindo a realizar atividades relacionadas com a cortiça. É autor de mais de 60 publicações científicas internacionais e 3 patentes. É licenciado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e doutorado pela Universidade de Aveiro.

ccila + apiccaps
14:30
i 4.0 estratégias para uma (r)evolução na indústria
ccila + apiccaps

Quais os impactos que a 4ª revolução industrial terá na indústria? Que estratégias estão a ser implementadas para que esta (r)evolução, que emerge de forma rápida, possa ser encarada de forma natural e com vantagens para as nossas empresas? O biztalk contará com a intervenção de vários especialistas e representantes de empresas de referência, promovendo uma reflexão sobre a mudança, a modernização e a competitividade da indústria nacional.

9 junho | 14:30-18:00 | website ccila | website apiccaps
ângela brandão
primavera bss

Ângela Brandão é Vice-Presidente da Primavera, para as unidades de serviços de Consultoria, Academia e Suporte a Clientes, e administradora da Primavera Public Services, empresa do grupo dedicada ao mercado da Administração Pública. Iniciou a carreira profissional na multinacional Bosch onde liderou o Departamento de Informática da unidade de produção em Braga. Em 2000 juntou-se à Enabler Informática, empresa do grupo Sonae, mais tarde adquirida pela tecnológica indiana Wipro, onde foi Head of Global Oracle Retail Practice. Integrou os quadros da Primavera em 2010, como Head Manager para a unidade global de Consultoria e responsável pela direção de projetos de clientes estratégicos, em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique. É licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e pós-graduada em Engenharia de Software pela mesma universidade.

leandro de melo
centro tecnológico de calçado de portugal

É Diretor Geral do Centro Tecnológico de Calçado de Portugal desde 1991, tendo coordenado a implementação de diversos projetos integrados de Investigação e Desenvolvimento, que tiveram um grande impacto na fileira do calçado, no fabrico de bens de equipamentos e de software e na produção de novos materiais e produtos. Exerceu a presidência da EURIS - Associação dos Centros Tecnológicos de Calçado da Europa e da RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal. É desde 1996 membro da Direção da UITIC (União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado). É licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto e possui formação complementar em gestão da qualidade, gestão da inovação e sistemas de informação.

joão diniz
câmara de comércio e indústria luso alemã

Colabora com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Alemã/DUAL há 26 anos, como formador e consultor.  Licenciado em Geologia e possui Pós-Graduação em Tecnologia das Argilas e em Gestão e Organização da Produção. Possui, ainda, formação em Eng. da Qualidade e Pós-Graduação em 6Sigma (Black Belt). Enquanto consultor, tanto em Portugal como no estrangeiro (colaborou com diversas fábricas no Brasil, Israel, França, China e India), integrando ou liderando equipas, tem participado nos mais diversos projectos de melhoria de eficiência produtiva numa alargada gama de intervenções, que vão desde a optimização de postos de trabalho até à completa reformulação de linhas produtivas e layouts.

joão girão
aimmap

João Girão é Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, sendo responsável pela realização de vários projetos de formação e consultadoria orientados ao desenvolvimento das competências de empresários e quadros dirigentes, bem como ao incremento da competitividade das empresas do setor. É consultor e formador em projetos de Visão Estratégia das empresas, no Desenvolvimento Organizacional e Comportamental e no âmbito do apoio à Gestão e Sucessão em Empresas Familiares. É licenciado em Direito e possui um MBA em Gestão.

francisco duarte
bosch portugal

Coordenador da Indústria 4.0 na Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, e responsável pela coordenação da Indústria 4.0 em todas as fábricas da Bosch na Península Ibérica. É doutorado em Sistemas de Informação, mestre e licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho. Professor auxiliar na Universidade do Minho.

anipc
14:30
a ecoinovação no contexto da economia circular
anipc

Um dos grandes desafios da União Europeia consiste na transição para uma economia mais circular, um modelo mais sustentável que assegure, a par do desenvolvimento económico, a preservação do capital natural e bem estar social. Pretende-se consciencializar e promover o debate para a importância da inovação neste novo paradigma, ao longo de toda a cadeia de valor e na perspetiva dos vários ‘stakeholders’, com especial incidência no setor do papel e cartão.

9 junho | 14:30-18:00
fernando ventura
grupo jerónimo martins

Fernando Ventura, ‘Head of Efficiency and Innovation Environmental Projects’ do Grupo Jerónimo Martins, desempenhou funções no Departamento de Estudos de Estratégia Ambiental do Instituto de Tecnologias Ambientais e no Centro para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável do Ministério da Economia. É licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Politécnico de Lisboa, pós-graduado em Engenharia Industrial pela Universidade Nova de Lisboa e detém o curso PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa.

anna larson
green business norway

Anna Larson, Diretora Adjunta do “Green Business Norway”, é responsável por projetos internacionais nas áreas de gestão de resíduos, reciclagem, energia renovável, eficiência energética, gestão de águas e águas residuais e monitorização ambiental. Sendo a Escandinávia reconhecida pelos seus elevados padrões ambientais e excecionais resultados na proteção ambiental, a missão do “Green Business Norway” é de partilhar a experiência, disseminar informação e recorrer às possibilidades de cofinanciamento dos programas comunitários disponíveis.

delfim trancoso
grupo europac

Delfim Trancoso trabalha na Indústria de Pasta e Papel desde 1990. Atualmente, é Diretor Corporativo de Ambiente da Divisão Papel do Grupo EUROPAC e foi chefe do Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança da Europa Kraft Viana, entre 1992 a 2011.É licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

laura costa
navigator company

Coordenadora Corporativa dos Sistemas de Gestão e Informação Técnica da Navigator Company integra a companhia desde 1994, tendo colaborado na área de Desenvolvimento de Produtos. É licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

lenitudes
14:30
saúde 4.0 oncologia – da tecnologia ao cidadão
lenitudes

O desenvolvimento tecnológico é responsável por ganhos significativos em saúde, mas levanta desafios de desenvolvimento, sustentabilidade e de acesso ao cidadão. O Cancro, uma das doenças crónicas mais frequentes, é uma área em que é urgente atuar, otimizando a cadeia de valor de resposta às necessidades específicas do cidadão e do doente. Desta forma será possível interferir no ciclo natural da doença e influenciar positivamente a produtividade, a empregabilidade e a saúde social, contribuindo para a eficiência e equidade do sistema de saúde, reduzindo o impacto da doença.

9 junho | website
fátima campos ferreira
moderadora
jornalista

Jornalista da RTP desde 1987. É licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e em Jornalismo, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. É docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

antónio saraiva
confederação empresarial de portugal

Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal – que resulta da fusão da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP). Foi diretor comercial e administrador da Metalúrgica Luso-Italiana, que adquiriu ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

miguel guimarães
ordem dos médicos

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, é assistente graduado sénior de urologia no Centro Hospitalar de São João, onde integra também a equipa de transplantes renais. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e membro fundador da Associação Nacional dos Jovens Médicos.

sérgio barroso
lenitudes

Sérgio Barroso é Diretor Clínico da Lenitudes – Medical Center & Research. Membro fundador e dos corpos sociais do Intergrupo Português de Melanoma e do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose e do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo. Membro de várias sociedades científicas: ASCO (American Society of Clinical Oncology), ESMO (European Society of Medical Oncology), SPO (Sociedade Portuguesa de Oncologia); GPGU – EORTC (Grupo Português Génito-Urinário da European Organization for Research and Treatment of Cancer).

miguel paiva
centro hospitalar entre douro e vouga

Administrador do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV). Anteriormente, foi vogal executivo do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, em Santo Tirso, e vogal do conselho de administradores da Administração Regional de Saúde do Norte. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e possui formação académica adicional em Administração Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde.

luís filipe pereira
economista

Foi ministro da Saúde dos XV e XVI Governos Constitucionais, secretário de Estado da Energia do XII Governo Constitucional e Segurança Social dos X e XI Governos Constitucionais. Foi presidente da Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Elétrica (1996-2001 e 2005).Em 2006 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Foi eleito Presidente do Conselho Económico e Social (CES)  2015/2016. É professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (desde 1979)

ana castro
médica oncologista

Ana Castro é Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto e Assistente convidada do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS. É Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, representante dos Jovens Oncologistas no "Steering Committee da EORTC Head and Neck Group" e membro da Comissão Cientifica para a área da cabeça e pescoço do congresso da ESMO 2016 e 2017.

maria santos
abraço

Ana Castro é Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto e Assistente convidada do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS. É Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, representante dos Jovens Oncologistas no "Steering Committee da EORTC Head and Neck Group" e membro da Comissão Cientifica para a área da cabeça e pescoço do congresso da ESMO 2016 e 2017.

fernando araújo
secretário de estado adjunto da saúde

Ana Castro é Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto e Assistente convidada do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS. É Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, representante dos Jovens Oncologistas no "Steering Committee da EORTC Head and Neck Group" e membro da Comissão Cientifica para a área da cabeça e pescoço do congresso da ESMO 2016 e 2017.

jesús vásquez almuíña
conselheiro de saúde da galiza

Ana Castro é Assistente Hospitalar de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto e Assistente convidada do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS. É Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, representante dos Jovens Oncologistas no "Steering Committee da EORTC Head and Neck Group" e membro da Comissão Cientifica para a área da cabeça e pescoço do congresso da ESMO 2016 e 2017.

bni
14:30
a importância do networking no crescimento do negócio
bni

O objetivo será partilhar ferramentas de apoio ao crescimento dos negócios e possibilitar um momento de ‘networking’ entre os empresários presentes.

9 junho | 14:30-18:00 | website
antónio afonso
bni centro e oeste

António Afonso, Diretor Executivo BNI Centro&Oeste em Portugal e Diretor Executivo BNI no Brasil, é fundador da Netsigma, empresa de desenvolvimento de websites e de software, e da Deepeye, responsável pela elaboração dos relatórios BNI – Reporting2You – para todo o mundo. Representa, também, a Master Mind, sendo instrutor reconhecido desta marca de formação.

hugo mendes
bni aveiro

Hugo Mendes, Diretor Executivo BNI para o distrito de Aveiro, é CEO da Mestre da Cor. É também sócio gerente de uma empresa que representa as marcas de formação para empresários e executivos - Asentiv e Master Mind.

josé augusto teixeira
bni norte

José Augusto Teixeira, Diretor Executivo BNI Porto e Norte Interior em Portugal, é Diretor Executivo BNI em Belo Horizonte, Brasil, e Diretor Nacional BNI em Moçambique. É fundador da Capricho Nacional, empresa de organização de eventos, e instrutor da Master Mind.

susana mendes
bni portugal

Susana Mendes, Diretora Nacional BNI em Portugal e Diretora Executiva BNI para o distrito de Aveiro, é gerente e proprietária de uma empresa de prestação de serviços administrativos e sócia gerente de uma empresa que representa as marcas de formação para empresários e executivos - Asentiv e Master Mind.

cvgb + ecvp
14:30
1º fórum económico portugal – cabo verde
cvgb + ecvp

A Cabo Verde Global Business e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, promovem o I Fórum Económico Portugal Cabo Verde com o objetivo de incrementar as relações multissetoriais entre empresários e instituições.

9-10 junho | 14:30-19:00 | website
ulisses correia e silva
primeiro ministro de cabo verde

Primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016. Foi Secretário de Estado das Finanças (1995-1998) e ministro das Finanças (1999-2000). É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

ellyzandra barbosa
cvgb

CEO e cofundadora da empresa Cabo Verde Global Business, onde desempenha também funções de gerente e consultora em Negócios Internacionais. É docente na área de Comércio Internacional. É licenciada em Relações Comerciais Internacionais e possui um MBA com especialização em Comércio Internacional. Frequenta o primeiro ano de Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios.

jorge spencer lima
câmara do comércio de cabo verde

Diplomata de carreira, é Presidente da Câmara do Comércio Indústria e Serviços de Sotavento e Presidente Conselho Superior das Câmaras do Comércio de Cabo Verde.

joão chantre
ccitpcv

Fundador e vice-presidente executivo da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde. O seu percurso profissional é marcado pelo fomento das relações comerciais luso-cabo-verdianas, tendo apoiado a internacionalização de dezenas de empresas portuguesas para Cabo Verde.

eurico monteiro
embaixada de cabo verde em portugal

Embaixador de Cabo Verde em Portugal. Foi ministro da Justiça, da Administração Pública e do Trabalho (1991/1993) e Ministro de Estado, da Justiça e do Trabalho (1993/1995). É advogado, consultor jurídico, autor e coautor de inúmeros projetos de diplomas legislativos.

eunice mascarenhas
ames

Presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Santiago e vice-presidente da Federação de Mulheres Empresárias da CPLP. É também vice-presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, empresária na área de hotelaria e restauração e sócia-fundadora do Nice's Group.

deolinda dos reis
ames

Sócia da Afrosondagem e responsável pela recolha, amostragem e tratamento de todas as informações utilizadas nos estudos económicos e sociais realizados pela empresa. Desde 2013 trabalha como consultora de seguimento e avaliação no “Millennium Challenge Acount”.

anabela raposo
aicep portugal global

"Desk" de Mercado para o Magrebe e África Ocidental, na Direção de Relações Institucionais e Mercados Externos da AICEP Portugal Global.

18:00
bizcocktail
escola global + colégio de lamas + pelouro da educação
18:30
a escola do século XXI
escola global + colégio de lamas + pelouro da educação

Segundo o World Economic Forum, já em 2020, pela automatização e mudanças tecnológicas, cerca de 7 milhões de empregos serão destruídos e 2 milhões surgirão, sendo as competências decisivas para o mercado de trabalho as chamadas soft skills. No âmbito do estudo de Augusto Mateus & Associados, as soft skills referem-se a “uma pluralidade de capacidades, umas relativas à combinação da eficiência e da eficácia nos mundos do trabalho e dos ambientes profissionais e outras que dizem respeito à resiliência das atitudes e comportamentos”. Estas competências contrastam com as hard skills, as competências técnicas e académicas mais tangíveis, formalmente adquiridas. Mas sendo assim, como pode a escola contribuir para a aquisição destas soft skills? Fará sentido a prática educativa e a avaliação centrarem-se apenas nas hard skills? Estes assuntos e outros relacionados estarão em debate no painel “A escola do século XXI”.

José Azevedo
moderador
faculdade de letras da universidade do porto

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vice-diretor do Programa Doutoral em Digital Media e especialista em comunicação de ciência, coordenou os projetos financiados Ciência 2.0, Clima@EduMedia e Nutriciência. Estes dois últimos foram desenvolvidos em estreita cooperação com escolas e jardins-de-infância, respetivamente, melhorando competências de alunos e docentes nas áreas das alterações climáticas e da nutrição.

rui lima
colégio monte flor

Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com inovação pedagógica, cenários de aprendizagem, utilização de tecnologias na educação e trabalho colaborativo. Colabora com a Direção Geral de Educação nos projetos - ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, tendo sido distinguido como Microsoft Innovative Educator Expert em 2011, 2013, 2014 e 2015. Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. É autor do livro “A Escola que temos e a Escola que queremos” e co-autor de “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico”.

sandra martinho
microsoft portugal

Senior Account Executive, na área de Educação, da Microsoft Portugal tem desenvolvido vários projetos focados na transformação digital das escolas e universidades. Durante 15 anos, abraçou diversos desafios no âmbito da Gestão da Administração Pública e, em regime de voluntariado, apoiou a criação de uma associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento de ‘homeschooling’.

ademar aguiar
coding for social impact labs”

Fundador do projeto “Coding for Social Impact Labs” cuja missão é apoiar tecnologicamente empreendedores sociais e sensibilizar e habilitar os jovens e os educadores a desenvolver interesse e capacidades de "maker digital", envolvendo áreas de programação, computação física e prototipagem de produtos digitais. É professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigador no INESCTEC.

antonieta costa
jardim zoológico de lisboa

PhD em Educação. Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa durante 15 anos na área da Pedagogia e Didática. Head of Education do Jardim Zoológico desde 2007 e responsável pela definição, desenvolvimento e acompanhamento da Educação formal e informal, do plano de formação tanto para professores como para educadores zoológicos. Responsável ainda pelas parcerias educativas externas quer nacionais quer internacionais. Vice-Presidente do Comité de Educação da EAZA (European Association of Zoos and Aquariums),  envolvida nos objetivos e estabelecimento de padrões de Educação da EAZA até 2020.

10:00-12:00
workshop: tecnologia educativa

Quando a transformação digital domina o quotidiano, importa conhecer os novos métodos e ferramentas que a Educação dispõe para promover o desenvolvimento de competências das novas gerações. Este programa, no âmbito da Tecnologia Educativa, é dirigido a crianças e jovens de escolas do concelho de Santa Maria da Feira que têm a oportunidade de participar em "workshops" e apresentações de soluções e serviços de ensino e aprendizagem, descobrindo e experimentando as últimas novidades, nomeadamente:

scratch – município de santa maria da feira
O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. Consiste num ferramenta de aprendizagem que permite que utilizadores a partir do primeiro ciclo desenvolvam competências de forma interativa e lúdica, constituindo por isso um poderoso contributo para o desenvolvimento educacional das novas gerações suportado no acesso a novas tecnologias. Este é um programa inovador, que permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, ao disponibilizar ferramentas de programação informática simplificadas, com base nas quais podem ser desenvolvidos projetos.

filmes de animação (literacia filmica) – agrupamento de escolas de arrifana e de santa maria da feira
Inserido no Plano Nacional de Cinema, o Agrupamento de Escolas de Arrifana em Santa Maria da Feira  encontra-se a produzir três filmes de animação, realizados por alunos entre os 10 e os 12 anos de idade, sob a orientação do professor José Alberto Rodrigues.

coding: a linguagem do futuro – academia de código e colégio de lamas
O objetivo deste workshop consiste em mostrar às crianças a linguagem criativa e criadora por detrás dos interfaces dos seus brinquedos tecnológicos e que aprender a programar é, antes de mais, aprender a pensar e a resolver problemas. A nossa missão é reprogramar vidas ensinando código e formar potenciais mentes brilhantes.

coderdojo
Programa destinado a crianças e jovens entre 7 e 17 anos, que tenham interesse em aprender a programar, construir um website ou um jogo interativo. Será uma sessão bastante dinâmica que potenciará a aprendizagem de novos conteúdos de uma forma lúdica.

microsoft / escola global – ambientes educativos inovadores
Durante duas horas, as principais entidades que operam no mercado nacional do mobiliário flexível e das tecnologias educativas promovem workshops e demonstrações para o público conhecer e experimentar as últimas soluções.

10:00-12:00
workshop: em...preender felicidade no meu concelho

“Em…preender felicidade no meu Concelho” é uma iniciativa que visa desenvolver as competências do saber fazer nas crianças, promovida pela Câmara Municipal, Grande Sábio e FapFeira.

As crianças dos 3 aos 10 anos, acompanhadas por um professor ou monitor responsável, têm a possibilidade de aprender e desenvolver competências como a iniciativa, a responsabilidade, a liderança e o trabalho de equipa, em atividades de jogo, diversão e motivação.

Este projeto escolar/municipal desenvolveu-se ao longo do ano letivo escolar e culminará com a eleição da “Em…presa Modelo – Em…preender felicidade no meu Concelho”, no dia 10 de junho, numa cerimónia a decorrer no Europarque.

Na edição deste ano, as “Em...presas” foram convidadas a realizar atividades/iniciativas com uma vertente social e os corpos gerentes das “Em...presas” tiveram formação na área de ‘coaching’, que culminará com um colóquio que envolverá alunos e empresários do concelho.

Este projeto nasceu no ano letivo 2014-2015 e já envolveu a participação de cerca de 650 crianças do concelho de Santa Maria da Feira.

público: crianças dos 3 aos 10 anos

cvgb + ecvp
14:30
1º fórum económico portugal – cabo verde
cvgb + ecvp

A Cabo Verde Global Business e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, promovem o I Fórum Económico Portugal Cabo Verde com o objetivo de incrementar as relações multissetoriais entre empresários e instituições.

9-10 junho | 14:30-19:00 | website
ulisses correia e silva
primeiro ministro de cabo verde

Primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016. Foi Secretário de Estado das Finanças (1995-1998) e ministro das Finanças (1999-2000). É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

ellyzandra barbosa
cvgb

CEO e cofundadora da empresa Cabo Verde Global Business, onde desempenha também funções de gerente e consultora em Negócios Internacionais. É docente na área de Comércio Internacional. É licenciada em Relações Comerciais Internacionais e possui um MBA com especialização em Comércio Internacional. Frequenta o primeiro ano de Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios.

jorge spencer lima
câmara do comércio de cabo verde

Diplomata de carreira, é Presidente da Câmara do Comércio Indústria e Serviços de Sotavento e Presidente Conselho Superior das Câmaras do Comércio de Cabo Verde.

joão chantre
ccitpcv

Fundador e vice-presidente executivo da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde. O seu percurso profissional é marcado pelo fomento das relações comerciais luso-cabo-verdianas, tendo apoiado a internacionalização de dezenas de empresas portuguesas para Cabo Verde.

eurico monteiro
embaixada de cabo verde em portugal

Embaixador de Cabo Verde em Portugal. Foi ministro da Justiça, da Administração Pública e do Trabalho (1991/1993) e Ministro de Estado, da Justiça e do Trabalho (1993/1995). É advogado, consultor jurídico, autor e coautor de inúmeros projetos de diplomas legislativos.

eunice mascarenhas
ames

Presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Santiago e vice-presidente da Federação de Mulheres Empresárias da CPLP. É também vice-presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, empresária na área de hotelaria e restauração e sócia-fundadora do Nice's Group.

deolinda dos reis
ames

Sócia da Afrosondagem e responsável pela recolha, amostragem e tratamento de todas as informações utilizadas nos estudos económicos e sociais realizados pela empresa. Desde 2013 trabalha como consultora de seguimento e avaliação no “Millennium Challenge Acount”.

anabela raposo
aicep portugal global

"Desk" de Mercado para o Magrebe e África Ocidental, na Direção de Relações Institucionais e Mercados Externos da AICEP Portugal Global.